Notícias APAI

Notícias APAI

Encontre aqui algumas das útlimas notícias sobre Arqueologia e Património Industrial.

Visite também a nossa secção de Agenda e siga a nossa página no facebook para mais informações

covilha verao 2020.tif
Carta Aberta à Ministra da Cultura:
Património Industrial da Covilhã
“Quando se perde a chave da gaveta”

No seguimento da demolição do Tinte Velho, que põe em destaque a fragilidade e perda crescente do património industrial da Covilhã, a APAI, através da sua direcção e conselho científico, redigiu uma carta aberta à Ministra da Cultura chamando a atenção sobre a importância de se valorizar este património e de se respeitar o trabalho de inventariação e classificação já feito, instrumentos de salvaguarda previstos na nossa lei.

Carregue neste link para conhecer o documento completo.

Carta_poster_5Abr2021-peq.jpg
Carta do Património Histórico Cultural – Direitos e Deveres para o Património Industrial e Técnico

A APAI participa na sessão pública da PPCult – Plataforma pelo Património Cultural, a 5 de Abril de 2021, com uma sugestão de direitos e deveres para o património cultural. 

Carregue neste link para conhecer o documento completo.

IMG_0540.JPG
Fábrica Robinson
LINHAS ESTRATÉGICAS DE INTERVENÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DA FÁBRICA DE CORTIÇA ROBINSON, PORTALEGRE

A Direcção da APAI visitou a Fábrica Robinson e fez uma proposta de linhas estratégicas de intervenção para a Administração da Fundação Robinson, pelas arqueólogas Leonor Medeiros e Sofia Macedo.

Carregue neste link para conhecer o documento completo (2019)

Campanha de Trabalhos Arqueológicos na Fábrica de Descasque de Arroz da Casa Cadaval

A APAI, em colaboração com a Casa Cadaval, o Município de Salvaterra de Magos, a FCSH-UNL e a FA-UL, dinamizará os trabalhos arqueológicos que vão decorrer na Fábrica de Descasque de Arroz da Casa Cadaval, em Muge, Salvaterra de Magos, entre os dias 9 e 14 de Julho.

Esta campanha de 2018, com coordenação da Dra. Leonor Medeiros (FCSH-UNL, APAI), apoio científico do Dr. Jorge Custódio (IHC-UNL, APAI) e do Dr. Jorge García-Fernández (FA-UL), e participação de um grupo de alunos de ambas as faculdades envolvidas, terá como principais objectivos: 

 

1.       Levantamento das áreas de produção e de apoio à produção na área total de intervenção do projecto, com mapeamento e descrição.
2.       Análise e estabelecimento de fases de ocupação e evolução do edificado, estabelecendo fases e cronologias para a fábrica. 

3.       Levantamento da máquina a vapor, com documentação do objecto e preenchimento de ficha de inventário, e criação de modelo 3D da mesma.
4.       Levantamento de património móvel e património móvel integrado na área da máquina a vapor, com documentação do objecto e preenchimento de ficha de inventário.
5.       Levantamento do material de laboratório, com documentação do objecto e preenchimento de ficha de inventário.
6.       Recolha de dados através de história oral que estejam relacionados com os objectos e os espaços analisados durante esta campanha.
7.       Realização de Dia Aberto à Comunidade, a 14 de Julho, em que os investigadores recebem membros da comunidade que queiram vir conhecer o sítio e os trabalhos que nele decorrem.

 

 

Convidamo-lo a participar nos dois eventos abertos à comunidade:

  • Visita Guiada pela Fábrica, dinamizada pelo Dr. Jorge Custódio no dia 13 de Julho (6ª feira), às 17:00

  • Dia Aberto à Comunidade, dia 14 de Julho, a partir das 16:00

 

 

Siga o projecto nas redes sociais das entidades que participam no projecto: #ArqIndFDACC

Plano de Pormenor do Cais do Ginjal - Parecer APAI

Conheça o parecer da APAI quanto ao Plano de Pormenor proposto para o Cais do Ginjal.

Clique na imagem para aceder ao documento.

APAI - Nova Sede

A APAI tem nova morada, na Rua Tenente Espanca 40A, Avenidas Novas, Lisboa.

Depois de um longo processo, iniciado no verão de 2017 devido à necessidade de renovar o espaço da sede e as condições de trabalho associativo, a APAI encontra-se agora num espaço renovado.

Estamos de momento em processo de arrumação e organização, nomeadamente da nossa biblioteca e arquivo, sendo que a inauguração da nova sede terá lugar aquando da próxima Assembleia Geral.

Fábrica António Estrella / Júlio Afonso - Entrega do requerimento de classificação à DGPC

Foi já entregue à DGPC o Requerimento de Classificação como Monumento de Interesse Público da Fábrica António Estrella/Júlio Afonso, na Covilhã, uma proposta coordenada e redigida pelo Dr. Jorge Custódio em colaboração com o proprietário, a Câmara Municipal e a APAI.

"A Fábrica António Estrela, erigida sobre uma fábrica do séc. XVII, recebeu um prestigiante prémio em 1904 aquando da Exposição Universal em St. Louis, nos Estados Unidos. Júlio Afonso, o proprietário da fábrica, foi distinguido com o prémio “Brilliant Pen 1976”, atribuído pelo Men’s Fashion Writers International. A sua fábrica fechou, mas hoje em dia a Fábrica António Estrela / Júlio Afonso é o centro dinamizador da poderosa energia criativa da Covilhã corporizada pelo New Hand Lab."

Casa Hipólito - História, Memória e Património de uma fábrica torriense

Começando com uma pequena latoaria no início do séc.XX, António Hipólito foi expandindo a sua empresa até atingir, algumas décadas depois, quase 1400 trabalhadores. Este livro - versão refundida da dissertação de Mestrado apresentada em 2017 pelo professor e patrimonialista Joaquim Moedas Duarte - descreve, de forma rigorosa e bem documentada, o percurso daquela que foi a maior empresa torriense, a CASA HIPÓLITO.

É com prazer que a APAI apoia a edição da obra deste nosso associado, congratulando-o por este excelente contributo para o conhecimento do património industrial nacional.

Newsletters da Society for Industrial Archaeology disponíveis online

The SIA Newsletter (SIAN) has been published since 1972 by the Society for Industrial Archeology. The printed newsletter is sent to all SIA members, who also receive the Society’s journal, IA. The newsletter contains current news, recent publications and notices of conferences and events of interest to members of the SIA community.

http://www.sia-web.org/complete-run-of-sia-newsletters-now-online/ 

Novo Regulamento APAI

Foi aprovado em Reunião de Direcção o Regulamento Interno da APAI.

Este documento, criado tal como mandatado em AG de Fevereiro passado, e que esteve aberto a sugestões ao mesmo tempo que os Estatutos - com os quais trabalha em uníssono - define em maior detalhe o funcionamento interno da APAI, nomeadamente em relação à Biblioteca e Arquivo, Grupos de Trabalho, ou Orgãos Sociais.
Como documento interno está sempre aberto às sugestões e comentários dos nossos sócios.

Novos Estatutos

Em Assembleia Geral Extraordinária foram aprovados os novos Estatutos da APAI: mais concisos e simples, actualizados quanto à legislação em vigor, e ao serviço da acção associativa.

Conheça o documento, clickando na imagem.

Posto Médico da CUF, Barreiro - Posição da APAI

Tomada de posição da APAI relativamente ao processo de classificação do património industrial da ex-CUF, no Barreiro, especificamente quanto à preservação do Posto Médico.

"As Caldeiras Babcock & Wilcox em Portugal (1867 a 1926), uma inovação? Análise do ponto de vista da Arqueologia Industrial"

A nossa associada Susana Pacheco defendeu no passado dia 5 de Maio a sua tese de mestrado, com o título: "As Caldeiras Babcock & Wilcox em Portugal (1867 a 1926), uma inovação? Análise do ponto de vista da Arqueologia Industrial", na FCSH-UNL. 

Damos-lhe os parabéns e desejamos-lhe sucesso nos próximos desafios em prol da arqueologia industrial!

"A defesa e salvaguarda do património em Portugal: as associações de defesa do património (1974-1997)"

A APAI congratula a sua Secretária da Direcção, Sofia Macedo, pela obtenção do grau de doutor com distinção por unanimidade, no passado dia 2 de Maio, com a tese intitulada: A defesa e salvaguarda do património em Portugal: as associações de defesa do património (1974-1997).

Parabéns!

Please reload