A arqueologia industrial é um método interdisciplinar para o estudo de todas as evidências, materiais e imateriais, de documentos, artefactos, estratigrafias e estruturas, assentamentos humanos e paisagens naturais e urbanas, criadas por ou para processos industriais (…) desde o início da Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII até aos nossos dias

Carta de Nizhny Tagil para o Património Industrial, TICCIH 2003

APAI

Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial

A APAI constituiu-se como associação destinada ao estudo da arqueologia industrial e à proteção e salvaguarda do património industrial, em 1986, com escritura de constituição de 15 de Março de 1988, e como sucessora da AAIRL - Associação de Arqueologia Industrial da Região de Lisboa, fundada em 1980. A sua atividade centra-se na proteção e salvaguarda do património material e imaterial da sociedade industrial, sejam edifícios e conjuntos industriais, bairros operários, paisagens ou práticas culturais e conhecimentos. Intervém à escala nacional, bem como a nível local ou regional e em contacto com a investigação internacional nesta área, no campo do desenvolvimento da arqueologia industrial e afirma-se como uma voz crítica das políticas culturais para o património cultural português. Tem um papel relevante na formação de gerações de técnicos especializados que contribuem, quer na defesa do património industrial, quer na transmissão de saberes. Hoje aposta na construção de uma organização que esteja em permanência ao serviço de todos aqueles que, cada vez mais, pretendem dedicar-se ao futuro da arqueologia industrial em Portugal e à defesa dos diversos ramos do seu património. Assim procura estimular por todos os meios a investigação, o inventário, o conhecimento, a salvaguarda, a conservação e a divulgação dos edifícios e respetiva arquitetura industrial, conjuntos, complexos, paisagens, arquivos e outros bens da cultura técnica material e imaterial, para além das coleções museológicos ou museus constituídos ou a constituir.

Afirma-se assim como uma associação nacional para o desenvolvimento da Arqueologia Industrial, do Património Industrial e da Museologia Industrial.

Orgãos Sociais Triénio 2017-20

Direção 2019-2020
Presidente: Leonor Medeiros

Vice-Presidente: Conceição Serôdio
1.º Vogal (Secretariado): Sofia Costa Macedo
2.º Vogal (Tesouraria): Bárbara Bruno
3.º Vogal: Ignacio Garcia

1.º Vogal Suplente: Ana Fidalgo
2.º Vogal Suplente: Paula Azevedo

Direção 2017-2018
Presidente: Leonor Medeiros

Vice-Presidente: Graça Filipe
1.º Vogal (Secretariado): Sofia Costa Macedo
2.º Vogal (Tesouraria): Inês Lopes
3.º Vogal: Conceição Serôdio
1.º Vogal Suplente: Bárbara Bruno

Mesa da Assembleia
Presidente: António Vasco Guimarães
Vice-presidente: Pedro Inácio
Secretário: Filipe Silva


Conselho Fiscal
Presidente: Luís Filipe Gomes
Secretário: Alberto Guerreiro
Relator: Pedro Aboim Borges


Conselho Científico 

Artur Martins

Deolinda Folgado

Elisa Calado Pinheiro

Jorge Custódio

José Manuel Brandão

Maria Luísa Santos

Paulo Oliveira Ramos

Maria da Luz Sampaio

APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial

Rua Tenente Espanca, 40 A
1050-224 LISBOA

 

apai.secretariado@gmail.com

© APAI 2019

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now