top of page
Cartaz-A3-Open-House-Industria.jpg

OPEN HOUSE INDÚSTRIA

6 e 7 de Junho de 2025

Venha conhecer e explorar locais que marcaram ou marcam a nossa inovação e produção industrial. O OPEN HOUSE INDÚSTRIA é organizado com o intuito de abrir as portas a espaços geralmente pouco acessíveis, desde fábricas tradicionais até espaços de inovação tecnológica ou espaços de lazer tornados possíveis pela indústria. 

Este evento oferece diversas atividades, guiadas por especialistas, que vão partilhar conhecimentos e experiências sobre a história industrial da cidade, as tecnologias empregadas e os desafios e estórias vividos. As atividades programadas - visitas, conversas, concertos, etc - pretendem estabelecer uma ligação mais forte entre os espaços de indústria e a sociedade civil. Pretende também oferecer uma nova perspectiva sobre como os espaços industriais podem ser apreciados não só pela sua função, mas também como parte integrante da história urbana e patrimonial, e mobilizadores de mudança. 

Este evento acompanha os Dias da Indústria da União Europeia de 2025 (EU Industry Days), o principal evento anual da Europa dedicado à discussão das principais políticas industriais, à ligação entre os líderes do setor industrial e ao reforço da base de conhecimento da indústria europeia.

Open House Indústria Amadora
Descubra o Passado, o Presente e o Futuro da Indústria da Amadora

É com grande entusiasmo que anunciamos o Open House Indústria Amadora, um evento único e imperdível que abrirá as portas de espaços industriais geralmente inacessíveis ao público. Durante dois dias, terá a oportunidade de explorar 12 instalações fabris e centros de produção localizados na Amadora, revelando a história e a evolução da sua indústria, e dando um olhar privilegiado sobre atividades produtivas que fazem parte do quotidiano da cidade.

Esta iniciativa é promovida em parceria pela APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e a NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, e visa proporcionar aos residentes e visitantes uma experiência de imersão no património industrial local. O evento é uma verdadeira janela para os processos que têm moldado a vida da cidade, desde os transportes, à cadeia alimentar, ao vestuário, entre outros.

O Open House Indústria oferece aos participantes uma série de experiências exclusivas:

  • Visitas guiadas a instalações fabris, oficinas e centros de produção

  • Demonstrações ao vivo de processos industriais inovadores

  • Contacto direto com profissionais e especialistas do setor

  • Descoberta da história e evolução industrial da região

Este evento é a oportunidade perfeita para aprofundar o seu conhecimento sobre a importância do setor industrial na Amadora e o impacto económico e social das empresas e fábricas locais. Ao longo das actividades, será possível compreender a relevância dessas atividades no contexto nacional e internacional, contribuindo para um entendimento mais profundo das dinâmicas que moldam a cidade e as suas comunidades.

Valorização do Legado Industrial e Fortalecimento Comunitário

 

O Open House Indústria não é apenas uma homenagem ao passado, mas também uma celebração da memória pessoal e coletiva dos cidadãos da Amadora. Com o auxílio de especialistas, os participantes poderão explorar o legado industrial da cidade, conectando histórias individuais com a grande narrativa do desenvolvimento da região. Além disso, o evento promove uma reflexão sobre a identidade cultural e económica da Amadora, reforçando os laços comunitários e a sua identidade local, enquanto destaca a importância da sustentabilidade e da inovação no presente e no futuro da indústria.

Não perca esta oportunidade única de explorar a indústria da Amadora e fazer parte de um evento que une história, inovação e comunidade!

qq.jpg

OPEN HOUSE INDÚSTRIA
AMADORA 2025

Programa (em construção)

As atividades tem número limitado de participantes e estão condicionadas a inscrição e limites de segurança, definidos pelas entidades participantes. A mesa-redonda tem entrada livre, limitada apenas ao número de lugares do espaço.

Mais informação em breve.

​Junho 2025 - Dia 6

​Junho 2025 - Dia 7

Junho 2025 - Dia 7 - 17h00

Programa de Dia 6:

Programa de Dia 7:

Mesa-Redonda: 

   DA FÁBRICA AO CIDADÃO: REIMAGINAR ESPAÇOS, GERIR AFETOS 
 

Esta mesa-redonda propõe uma reflexão crítica e multidisciplinar sobre o património industrial e o seu papel na construção das identidades urbanas e culturais. Tomando como ponto de partida o caso da Amadora — território marcado por uma forte tradição industrial desde finais do século XIX — pretende-se debater como os espaços outrora destinados à produção podem ser reimaginados à luz das necessidades e sensibilidades contemporâneas.

Organização

APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial

NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade                       NOVA de Lisboa

Equipa:

Filipa Abreu (NOVA FCSH)

Leonor Medeiros (APAI, NOVA FCSH, CHAM)

Susana Domingues (APAI, NOVA FCSH, HTC)

Apoios

CMA - Câmara Municipal da Amadora

CHAM - Centro de Humanidades 

HTC - História, Territórios e Comunidades

logo_cores.png
c_mara_municipal_da_amadora_logo.jpeg
CHAM-logomarca-complementar-vertical-AF.png
LOGO HTC_vertical RGB.png
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial

Rua Tenente Espanca, 40 A
1050-224 LISBOA

 

apai.secretariado@gmail.com

© APAI 2025

bottom of page