IMG_1721.JPG

VIARCO Fábrica de Lápis

projecto de valorização de indústria viva

​

Esta indústria já centenária, icónica em Portugal, única a nível nacional e peninsular, continua em laboração, mas mantém várias técnicas, processos e tecnologias de produção antigas. Este carácter histórico e original faz com que o sítio seja não só um lugar de ambiência única, mas também que apresente uma oportunidade rara de documentar, em laboração, esta indústria e a sua história, em colaboração com quem ainda conhece intimamente a cadeia operatória e produtiva, e os usos e modo de funcionamento da cultura material associada.
Os trabalhos arqueológicos propostos para a Fábrica de Lápis VIARCO, correspondem a um projeto de registo, estudo, proteção e valorização do património arqueológico industrial, com recurso a acções de registo de objetos e estruturas, através das metodologias de levantamento, documentação e inventário, com o objetivo de conhecer, conservar e valorizar o sítio em análise.
Estes trabalhos apoiam ainda a investigação prévia que é necessária para efetuar a proposta de classificação da VIARCO como Imóvel de Interesse Municipal, nas suas vertentes arquitetónicas e arqueológicas, incluindo o património móvel, e salientando os valores imateriais associados.

Data de início: Junho de 2019

Em colaboração com: